
Três podem ser consideradas as obras mais importantes de Giotto, no que diz respeito ao seu valor artístico e pelas dimensões do projeto, todas elas na técnica do afresco: a Basílica de São Francisco de Assis, a Capela dos Scrovegni e a Capela Peruzzi. Outra das características em comum que essas obras apresentam é que as três constituem ciclos narrativos.Em Assis, Giotto trabalhou na condição de ajudante de seu mestre Cimabue. Rapidamente destacou-se por seu estilo inovador: a emotividade que conseguia passar a suas figuras, acentuada pela plasticidade de suas bem modeladas roupas eram totalmente diferentes do que era visto até esse momento. Assim o reflete o afresco de Isaac Bendizendo Jacó (1290-1295), por exemplo, ou Os Doutores da Igreja (1290-1295), ambos na igreja superior de Assis. Prontos os afrescos da zona superior, os monges decidiram incumbir Giotto dos afrescos da vida de São Francisco na igreja inferior.Isto era algo único na história, seria narrada a vida de um homem, que muito dos mais velhos habitantes de Assis haviam conhecido pessoalmente. Os afrescos deveriam servir como paradigma para futuras represente da vida do santo. Os resultados de Giotto surpreenderam seus clientes. A arquitetura e a paisagem que servem de marco às cenas criam uma ilusão espacial que não será superada até o Renascimento. As figuras parecem estar prontas a falar, tal a sua emotiva gestualidade. No que diz respeito à cor, Giotto mostra uma paleta rica em tonalidades. Qualquer das cenas pode servir de exemplo disso, mas sem dúvida uma das mais comoventes é A Celebração da Páscoa Grega (antes de 1300). Giotto voltaria a Assis entre 1316 e 1319 para concluir a Capela de Santa Madalena. Também por volta do ano de 1330, Enrico Scrovegni, filho de uma das famílias ricas de Pádua, decide construir uma capela particular sobre um prédio de terra ao redor do anfiteatro romano da cidade. Para a sua decoração, chama Giotto, o qual farta aqui uma das obras mais esplêndidas de sua maturidade estilística. Os temas estavam já predeterminados: Episódios da Vida de Joaquim e Ana, Episódios da Vida da Virgem Maria, Episódios da Vida e Morte de Jesus e, finalmente, as virtudes e os vícios.
Na parede interior sobre a porta de entrada, Giotto começa com a tradicional cena do Juízo Final. A cena apresenta uma composição simétrica com uma divisão da superfície em três registros.
A figura de Cristo, no centro, ordena a composição. O colorido é expressionista e a cena do inferno se aproxima do surrealismo. Se as cenas das paredes laterais possuem um realismo inusitado, a figura na técnica de grisalha dos vícios e as virtudes na zona inferior não fica por menos. A terceira obra importante de Giotto encontra-se em Florença. São os afrescos da Vicia de São João Batista (1313-1314) e a Vida de São Francisco de Assis (1314).
A Capela Do Perdão
Quando Enrico Scrovegni decidiu construir sua famosa capela, não a fez nem de longe por um ato de piedade. O que na realidade procurava o rico comerciante era o perdão. O poeta Dante Alighieri havia acusado o pai de Enrico de usurário na sua fantástica obra, A Divina Comédia, e não parece ilógico que a família quisesse reabilitar-se perante a Igreja e a sociedade, construindo a capela. A verdade é que, após comprar o terreno próximo ao anfiteatro romano da cidade - por isso que essa capela foi conhecida posteriormente como a Capela da Areia -, Scrovegni conseguiu autorização do bispo para começar a edificação no ano de 1302. Pouco mais tarde, Benedito XI concedia o perdão dos pecados a todo visitante da Igreja de Santa Maria da Caridade, situada na Areia de Pádua. Não é de estranhar, então, que o doador se fizesse retratar na porta de entrada, na cena do Juízo Final ajoelhado e entregando a igreja ao pé da cruz, enquanto Maria, como intermediária de seu filho, lhe concede o perdão. O realmente inovador no retrato do doador é que este aparece representado do mesmo tamanho que o resto dos santos. Com isso quebra-se o princípio da perspectiva simbólica que estipulava que os doadores poderiam aparecer ao lado dos santos, mas não na sua altura.
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